Dê sua opinião este site :    

Dicas


 

Clique em uma das opções de dicas:

 

Anotações em sala de aula    
Anúncios de emprego eficientes Procura de Emprego Trabalhos de Faculdade

 

 

 

 

 

Como fazer anotações em sala de aula

Parte da matéria divulgada no site UOL.

 

 

Redigindo anúncios de emprego eficientes

Imagino a quantidade de currículos que alguns colegas devem receber por não atentar à alguns detalhes, como por exemplo a falta do cargo no anúncio:

Financeiro
Experiência em contas a pagar e receber e fluxo de caixa. 5 anos de experiência, com formação superior completa.
Enviar...

O colega receberá currículos de auxiliares à diretores, pois não especificou o nível ou o cargo.Isso deve atrapalhar bastante o seu processo seletivo.

Há outros casos em que não se menciona a cidade/estado onde o profissional que está sendo recrutado irá trabalhar. Mais uma vez a quantidade de currículos será imensa, pois receberá currículos de Aliã/RR até o Arroio Chuí/RS, se estiver sem o cargo ou nível..., não dá nem para calcular a quantidade.

Há também casos em que as informações constantes no anúncio são insipientes e não definem adequadamente o profissional procurado, novamente uma gama enorme de currículos fora do perfil serão recebidos. Exemplo:

Profissional de RH
Com 5 anos de experiência, com superior e inglês fluente.
Enviar...

Quantos subsistemas existem em RH? Em qual, ou quais, o profissional deve ter experiência? Alie a isso a falta de localidade de trabalho; do cargo, função ou nível, e temos a receita do caos no setor de recrutamento. Tempo e energia desperdiçados em uma tarefa vã. Com tempo curto que é disponibilizado para se fazer a seleção, normalmente urgente, os profissionais se esfalfam em um trabalho que poderia dar melhor resultado, se melhor planejado e detalhado. O tempo, então, caba definindo qual o candidato é deverá ser chamado para seleção, pois, não haverá tempo para se prospectar todos os currículos e escolher os que estão dentro do perfil, ou a maioria deles, o recrutador então acaba por desperdiçar seu tempo lendo currículos que não lhe interessam, e deixando de ver outros tantos que lhe poderiam ter extrema utilidade.

Entretanto informações como sexo, nacionalidade (esta semana apareceu um anúncio exigindo que a pessoa fosse chinesa ou descendente de chineses) e idade, proibidas por lei, são enfatizadas.

Há meses atrás alertei para o problema de alguns colegas escreverem "pretenção" ao invés de pretensão.

Aproveito então para dar mais algumas dicas:

  • Não é coerente pedir pretensão salarial para os casos de PJ e free-lance, nestes casos deve-se pedir a expectativa de remuneração pelos serviços. Pois, salário e uma exclusividade de empregados, se eu não estiver enganado.

  • Não há lógica pedir a um candidato que envie seu currículo através do e-mail "x", porque esta tarefa é impossível para ele. Ele só poderá enviar e-mails através de seu próprio e-mail. O e-mail do recrutador só pode ser utilizado por ele mesmo. O correto é pedir para o candidato enviar o seu currículo para o e-mail "x", e não através dele.

  • Alguns recrutadores usam a palavra sigla incorretamente, pedindo para os candidatos inserirem códigos ou o nome dos cargos como se fossem siglas.
    Exemplo:
    Enviar e-mail com a sigla Executivo de Vendas no campo assunto.

    • si.gla s. f.
      1. Espécie de abreviatura formada de iniciais ou primeiras sílabas de uma expressão que representa nome de instituição ou entidade comercial, industrial, administrativa ou esportiva, tal como ONU, por Organização das Nações Unidas, e CBD, por Confederação Brasileira de Desporto; acrônimo. 2. Letra inicial usada como abreviatura em manuscritos, medalhas e monumentos antigos. 3. Monograma. 4. Anat. Sinal cabalístico. 5. Rubrica, sinal convencional, marca; sinal representativo de corporação, firma, profissão etc. (Dic. Michaelis)

  • Quando falamos do departamento chamado Controle da Qualidade, nos referimos à qualidade enquanto substantivo e não adjetivo, portanto, não é correto dizermos "assistente para o departamento de qualidade", pois acredito que qualidade todos têm, mas o correto seria dizer "assistente para o departamento da qualidade". Por exemplo: Quando dizemos "controle de qualidade", estamos dando atribuindo valor a um controle executado, qualificando se bom ou ruim. Quando dizemos "controle da qualidade", nos referimos ao controle efetuado sobre a qualidade, substantivo, de algo.
Observando coisas simples, os profissionais de RH terão anúncios mais objetivos, simples e eficientes, com um retorno mais próximo do desejado.Topo

Trabalhos de faculdade

Os trabalhos em grupo ficam mais fáceis se você observar algumas dicas.
Como hoje quase todos têm e-mail, você pode utilizar-se desta ferramenta para montar seu trabalho, sem a necessidade de se reunir com seu grupo.
Seguem os passos:
  1. Desmembrem o tema central em sub-temas e distribuam entre os membros do grupo;
  2. Determinem um prazo para que cada um faça a sua parte;
  3. Elejam aquele com mais habilidade em escrever como revisor e responsável pela redação final do trabalho;
  4. Cada um dos membros deverá enviar ao revisor o fragmento do trabalho que ficou ao seu encargo;
  5. O revisor consolidará os diversos documentos em um único, tomando o cuidado de observar a melhor seqüência para que eles apareçam na redação final, e fazer as necessárias conexões entre as suas diversas partes;
  6. Como cada um escreve de uma maneira diferente, o revisor dará ao trabalho um único estilo de redação e formatação do texto;
  7. O redator envia a todos os participantes do grupo, o trabalho já consolidado para que, cada um revise o fragmento que fez dentro do trabalho, e verifique se o sentido do que escreveu não foi alterado. Nesse momento, todos tomam ciência do conteúdo completo do trabalho;
  8. Uma vez aprovado, o conteúdo o trabalho poderá ser finalizado e a apresentação programada.

Elimina-se, assim, o problema causado pela falta de disponibilidade dos participantes para se reunirem em local, data e hora pré-determinados.Topo

Para a busca da recolocação

Ao enviar um e-mail, procure personalizá-lo, isso cativa quem recebe a mensagem. Pratique. 

Informação relevante!

Quando você envia seu currículo à uma empresa que não possui uma oportunidade aberta para o seu perfil, ou, quando você envia seu currículo à uma oportunidade sem preencher os requisitos solicitados no anúncio ocorrem simultaneamente duas coisas:

  1. Seu currículo é descartado e sua imagem pode ficar arranhada perante o mercado;
  2. Como você enviou currículos para empresas pensando em conseguir uma oportunidade inexistente, ou à oportunidades para as quais não está apto, o retorno tende ao zero.

Com isso você acaba achando que não tem mais utilidade para o mercado, pois, não há retorno. Sua autoestima fica baixa e a ansiedade alta. Estes dois fatores não irão lhe ajudar quando, em uma oportunidade real, for chamado para uma entrevista. Você estará ansioso e inseguro. Pense nisso antes de enviar seu currículo.

Quando quiser prospectar acesso à possíveis vagas futuras, envie seu currículo à pessoas que lhe conheçam, sua network, personalize a mensagem na carta de apresentação ou e-mail, mas esteja ciente de que as pessoas, mesmo do alto escalão, não podem criar vagas para ajudar seus amigos ou parentes, portanto, você só será chamado para um processo seletivo, quando. e se surgir uma oportunidade na empresa da pessoa para a qual enviou o currículo.

Envie quando tiver chances reais e para vagas reais, pense em seus diferenciais competitivos e fortaleça-os!

Atente ao conteúdo do anúncio, para não perder tempo e criar falsas expectativas.

Citarei os problemas mais comuns na busca pela recolocação:

  • Envio de e-mails para quem divulga a vaga e não para o e-mail que consta no anúncio. Você pensa que está  concorrendo a uma vaga, mas não está. Quem recebe o seu e-mail o apaga.
  • Envio de e-mails sem mencionar no assunto à qual vaga está se candidatando ou o código da vaga.
    Os selecionadores utilizam ferramentas de filtragem, sem as informações corretas o destino de seu email, e currículo, é a lixeira do Outlook. Não envie e-mails simplesmente com o assunto currículo, curriculum, oportunidade... Respeite as informações solicitadas pelo selecionador.
  • Providencie uma breve carta de apresentação .
  • Jamais envie currículos com  e-mails, ou assunto  em branco. Isso denota falta de preocupação com a informação e falta de respeito para com o seu destinatário. O destinatário do e-mail é uma pessoa importante para você nesta fase, é ele que poderá abrir-lhe as portas de sua recolocação, ou não. Trate-o com respeito e a devida formalidade.
  • Pretensão salarial, documentos pessoais, foto, entre outras informações: insira somente se assim foi solicitado no anúncio.
  • Cuidado com os  nomes  que dão aos arquivos do Word e endereços de e-mails. Há nomes que, no mínimo, parecem brincadeira ou vírus.  Há e-mails com nomes de personagens de estórias em quadrinhos e até "nicks" obscenos . Optem por colocar seus próprios nomes.
    Cuidado! Recolocação é uma coisa séria.
  • Currículos em Power Point, Flash e outras animações, envie somente se na sua profissão isso funcionar como um portfólio de seus trabalhos e habilidades, ou se assim foi solicitado.
  • Evite erros ortográficos e gramaticais. Faça uma redação limpa e objetiva. Se for o caso, solicite ajuda para escrever ou revisar o que escreveu, e procure utilizar o português formal. E-mails mal escritos passam uma péssima imagem de quem os escreveu.
  • Jamais sublinhe ou negrite informações de seu currículo, parece que você está tentando conduzir, ou induzir o selecionador a conclusões. Por via das dúvidas, elimine resistências desnecessárias.
  • Evite frases como as abaixo: 

    Favor analisar o currículo e entrar em contato se houver interesse. 
    Desta forma, você está intimando o selecionador a fazer a análise de seu currículo e se colocando em uma situação como se ele que precisasse mais de você e do que você dele.
       
    Envio meu currículo para sua análise , apreciação.
    Ele analisa ou aprecia o seu currículo para o quê? Qual o objetivo do envio? Qual a vaga? Informe sempre o cargo ao qual está se candidatando.

    Envio o meu currículo para uma oportunidade, se puderem me ajudar agradeço

    Qual a oportunidade?  Em que área?  Seja objetivo!

    Objetivo: "Fazer parte do quadro de funcionários da empresa." ou, "A critério da empresa." ou "Envio meu currículo porque estou muito necessitado de emprego."

    As empresas não são filantropia, elas precisam obter algo em troca do salário que irão pagar. Visam lucro e ponto. Você compra produtos para ajudar as empresas fabricantes, ou porque os produtos lhe oferecem alguma utilidade/benefício? As empresas não são diferentes. Mostre o que pode e quer fazer.

Lembro que o Marketing Pessoal é responsável por grande parte de suas chances de recolocação. Não adianta ter um ótimo currículo se ele não é lido ou foi para o lugar errado.

O e-mail deve convidar o selecionador a ler o seu currículo que, por sua vez, deverá ser objetivo o suficiente para "vendê-lo" a ele na primeira metade do seu currículo. Só assim ele lerá o restante .

Fazer SPAM de seu currículo prejudica a sua imagem. Encaminhe o seu currículo apenas uma vez a uma mesma vaga , e certifique-se de atender ao perfil solicitado.

Jamais pague antecipadamente por sua recolocação .

Ajude a si próprio!

Mandar e-mails a esmo, aumenta a sua ansiedade e dá a falsa impressão de que o seu perfil não é bom pela falta de retorno, quando, na realidade, você mandou e-mails para pessoas que não tinham oportunidades em aberto.

Arecolocação, não é um período fácil na vida de ninguém, mas se observar algumas regras, ele acaba rapidamente. Topo