Aprender a aprender

 

 

Problemas são oportunidades para se demonstrar o que se sabe, mas lembre-se de que as respostas de ontem pode não servir para o problema de hoje. Normalmente não servem.

Se às perguntas foram agregados valores, porque não há de se adicionar valor à resposta?

O meteorologista prevê dia quente e ensolarado, mas se ao acordar perceber que está frio e chovendo, não saia de casa sem agasalho e guarda-chuva. Somente por causa da previsão.

Parece insólito não? Mas há pessoas que não prestam atenção às mudanças do cenário à sua volta, e sairiam completamente desprotegidas e ainda criticariam a meteorologia por estarem com frio e molhadas.

Pessoas alheias aos acontecimentos parecem sofrer menos, mas não provocam mudanças, não mudam, não se arriscam, vivem menos, com menos intensidade...

Estudamos em escolas, colégios e faculdades, fazemos cursos e tentamos manter-nos atualizados e informados, mas tudo o que aprendemos é passado. Esse conhecimento isolado não pode resolver problemas novos para os quais, não há receita. São problemas absolutamente novos, as resposta ainda não existem.

A capacidade de se interpretar os problemas, analisar o cenário atual e comparar com os diversos cenários passados, sobretudo, conhecer o terreno onde pisa e suas variáveis é que lhe darão respostas efetivas e eficazes. Muitas vezes isso representará riscos. Corra-os. O corajoso não é quem não tem medo, mas quem o vence e faz, mesmo com medo, o que tem que ser feito.

 "O sucesso de um comandante não resulta da obediência a regras e modelos. Consiste numa compreensão absolutamente nova dos fatos dominantes da situação no momento e de todas as forças em ação.”

Winston Churchill

Cultura é útil quando ativa e consciente. Passiva, torna seu proprietário um mero repetidor. Falta-lhe a capacidade de discernir combinando diversas respostas do passado, olhando para o futuro, os possíveis reflexos de sua decisão, o conhecimento do presente para que concatenando os fatos, idéias e conhecimentos à sua disposição, encontrar uma resposta nova, necessariamente nova, a um problema novo.

Dado é diferente de informação. Dados são palavras, o conhecimento sem interpretação. Informação é o dado com significado, com utilidade e conectado a uma série de outros dados que formam opinião. São eles que formam o raciocínio.

 “ Administrador hoje tem de pensar como piloto de caça. Quando as coisas se movem tão rápido, você não pode tomar sempre a decisão certa assim, tem de aprender a ajustar-se e a corrigir-se mais rapidamente.”

Fred Wiersema-Consultor Americano

O universo físico, ou não, está em constante mudança, precisamos estar atentos e prontos para prospectar soluções para problemas inimagináveis. E o fato de as repostas que tínhamos não servirem mais, não é atestado de incapacidade. Nem devemos ficar inseguros por isso.

Devemos aceitar o desafio, livrar-nos das idéias pré-concebidas, pré-conceitos e despojar-nos de todo orgulho nocivo ao aprendizado. Acredito de devemos, e podemos, aprender até o último suspiro.

Tudo isso não serve apenas para o mundo dos negócios, mas para nossas relações pessoais, para dirigir, ou comprar um automóvel, fazer uma viagem, manter um relacionamento..., para as nossas vidas.

A única resposta que vale para todas as perguntas é a evolução e tudo o que ela significa.

Aprendam mais do que estudam, com humildade suficiente para entenderem que podem estar errados, revisem seus conceitos e opiniões a cada pergunta, a cada tropeço, a cada dúvida. Uma pergunta nova mostra sempre um ponto de vista novo. Esse ponto de vista pode mudar a realidade ou, como a enxergamos.

Consultem suas bússolas e seus sextantes, olhem as estrelas, sintam o vento e verifiquem os mapas para se manter no curso certo.

Não prometo que seja fácil, nem que não irão errar. Prometo sim, que na velhice terão muitas histórias para contar aos seus netos. Cheios do orgulho como de um guerreiro que lutou em todas as batalhas, não venceu todas, nem era possível, mas lutou com honra e honestidade. Estudou as que perdeu para vencer as que viriam.

E estar vivo para contar histórias, cá entre nós, nossas próprias histórias, já será uma grande vitória.

 

Gerald Corelli
Consultor